+55 (11) 2508-1869 contato@ino9ve.com
ARTIGOS
6 sinais de que seu marketing nas redes sociais não está dando certo - Parte 2

6 sinais de que seu marketing nas redes sociais não está dando certo - Parte 2

4 Você Está Pedindo Demais

Há muito poucos consumidores em potencial lá fora que estão dispostos a fazer uma compra baseado em um simples tweet. Mesmo se o produto ou serviço é pequeno, o usuário precisa estabelecer um senso de urgência e isso é o produto exato que eles precisam para preencher um serviço específico. Muitas estratégias de campanhas de marketing falham porque os profissionais não levam tempo para considerar objetivos realísticos ou os hábitos de compra de seus consumidores. Eles consideram o produto que eles gostariam de vender a maioria e mira por toda a campanha da mídia social.

Enquanto isto pode funcionar se você já tiver um grupo de consumidores estabelecidos seguindo suas páginas, a maioria dos consumidores não vão fazer uma compra baseado em apenas um post de uma mídia social que apareceu em sua linha do tempo. Considere suas mídias sociais como um trabalho em varejo de uma loja física. Se eles sugerem os itens mais caros quando você está entrando, você provavelmente vai assumir que eles não têm nada deste custo ou que isso não está apto a suas necessidades. Você vai voltar para trás e sair em sinal de protesto. Agora considere se eles oferecerem a você algo rápido, com um custo baixo e não tome muito comprometimento. Você tentará algo novo e determinará se o produto é certo para você.


5 Você Não Está Mostrando Nenhuma Personalidade

Embora as suas mídias sociais são uma ótima ferramenta para impulsionar vendas e exposição, se isso é tudo o que você promove, você não vai ter uma ótima presença na mídia social. Enquanto não há nada errado com o uso de posts programados, seus seguidores não querem sentir como se eles estivessem seguindo uma máquina. Fracassar para mostrar qualquer traço de personalidade em sua mídia social geralmente significa que as pessoas não vão engajar com seus posts, eles podem deixar de te seguir e eles estarão longe de ir até a sua ação desejada.

Um exemplo poderoso de personalidade em marketing de mídia social é Gary Vaynerchuk. Se você quer adicionar algum poder em sua mídia social, atue como Gary. Parte do sucesso de Gary é sua personalidade. Ele se descontrai na mídia social e seus fãs adoram isso. Você precisa ser um indivíduo ou agir como Gary para ser bem-sucedido? Claro que não. Grandes marcas conseguem expressar a personalidade também. Consumidores em potencial se divertem fazendo negócios com empresas e marcas que eles sentem como se eles estivessem algo em comum. Isto significa que seus posts da mídia social devem parecer como se estivesse uma voz atrás deles e que uma única pessoa que expressa sua marca está criando-os.


6  Você Não Está Engajando de Volta

Você precisa ver suas plataformas da mídia social como uma festa. Enquanto você pode ter ótimos pontos e coisas para dizer, ninguém vai querer se comunicar com você se você estiver falando o tempo todo. Você não pode esperar que alguém tenha tempo para ouvir sua mensagem se você não está disposto a conversar com eles. Para grandes empresas, pode ser difícil engajar com todo consumidor ou cliente que interage com você na mídia social, mas é necessário fazer isso sempre que possível. Se você simplesmente permitir os comentários e perguntas dos consumidores para sair despercebido ou desconhecido, você está apresentando uma imagem que não se importa com o bem-estar de seus consumidores ou não aprecia o comprometimento que seus clientes dão a você.

Algo simples como linkar um post dirigido a você ou a sua empresa é o bastante para mostrar aos seus consumidores que você está ouvindo e que você teve tempo para ler o que eles te enviaram. Se você tem tempo ou uma resposta adequada, dê um feedback a eles. Os consumidores amam quando as marcas engajam com eles e pode fazê-los mais favoráveis a você.


Conclusão

Um dos maiores benefícios do marketing de mídia social é que ele é relativamente livre e fácil de mudar. 

Se você achar que sua estratégia de marketing está caindo, primeiro dê uma olhada nos níveis de engajamento. Então, siga adiante e veja como muitas pessoas estão engajando com seus posts e continue realizando uma ação. Se você não está obtendo os resultados que você esperava, talvez você não esteja mostrando um caminho claro até a compra. Em alguns casos, você talvez esteja perguntando muitas coisas muito cedo. Tenha certeza de que você está colocando seus posts com a personalidade da sua marca e cultivando uma tribo com a atitude que você escolheu adotar. Finalmente, tenha certeza que você está respondendo qualquer engajamento que você receba de fãs ou de seguidores. Se você puder fazer cada um destes passos e implementa-los em sua campanha, você começará a ver uma taxa de sucesso mais alta.


Artigo escrito e publicado originalmente no site Canaltech - Link para matéria: http://corporate.canaltech.com.br/coluna/marketing/6-sinais-de-que-seu-marketing-nas-redes-sociais-nao-esta-dando-certo/ 



Voltar